Em Belém (PA), Vander Costa defende renovação de frota e IPVA progressivo como pilares da transição energética no transporte

Durante painel no evento Esfera Internacional, presidente do Sistema Transporte apresentou propostas para descarbonização do setor até 2050

O presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), Vander Costa, destacou, durante o Fórum Esfera Internacional, em Belém (PA), a necessidade de políticas públicas que acelerem a transição energética no setor de transporte brasileiro. Ao participar do painel “Legado Sustentável: estratégias para um novo ciclo”, ele reforçou que a renovação da frota e a reconfiguração da matriz de transporte são passos decisivos para reduzir emissões e garantir um desenvolvimento de baixo carbono.

Vander Costa ressaltou os avanços já obtidos com o controle da frota pesada. Ele lembrou que ônibus e caminhões modernos emitem até 95% menos poluentes do que há algumas décadas e defendeu a criação de um IPVA progressivo, no qual veículos mais antigos paguem impostos mais altos. “É uma medida necessária para preservar o planeta”, afirmou, citando o exemplo europeu, em que a frota é significativamente mais nova e a transição energética já está em curso.

O presidente também destacou a importância de diversificar os modais e tornar o transporte nacional mais equilibrado e sustentável. Defendeu incentivos à cabotagem, concessões de hidrovias que assegurem navegabilidade perene e investimentos em ferrovias estratégicas, como a Ferrogrão. Com base em dados do inventário de emissões do setor, Vander alertou que dois terços dos gases de efeito estufa vêm de motos e automóveis e ressaltou que é preciso uma ação coordenada para reverter esse cenário. “A transição energética exige ação coordenada, investimento e coragem para mudar a lógica atual”, concluiu.

Durante o painel, Vander Costa também apresentou a Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte que funcionará como um espaço de articulação técnica e institucional voltado à COP30. Segundo ele, o ambiente será uma plataforma para posicionar o transporte como protagonista na construção de uma mobilidade sustentável no Brasil.

O debate reuniu lideranças políticas e empresariais de destaque, como Mauro Mendes (governador do Mato Grosso), Clécio Luís (governador do Amapá), Radamés Casseb (Aegea) e Rachel Maia (Vale), sob a mediação do jornalista Leonardo Attuch.

Sobre o evento

Realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, o Fórum Esfera Internacional – Belém 2025 reuniu ministros de Estado, governadores e representantes de grandes empresas para debater o desenvolvimento sustentável do Brasil, com foco na COP30. Entre os participantes, estiveram Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Celso Sabino (Turismo) e Ricardo Lewandowski (Justiça), além de Helder Barbalho (governador do Pará), anfitrião do encontro.

Por Agência CNT Transporte Atual

Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn