A FETRANSUL participou, nesta terça-feira (18), do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade realizado no Serra Park, em Gramado. Representando a entidade, esteve presente o diretor-executivo Gilberto da Costa Rodrigues, que acompanhou os debates e trocas sobre desafios e perspectivas para a mobilidade no país.
O Congresso, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), em correalização com o DETRAN/RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, CETRAN/RS, Associação Nacional de Transportes Públicos, Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, reuniu lideranças nacionais e regionais, autoridades políticas, especialistas técnicos, representantes da iniciativa privada, educadores e membros da sociedade civil.
Para o diretor-executivo Gilberto da Costa Rodrigues, o Congresso representa “um espaço fundamental de integração entre as diversas lideranças do sistema de trânsito e mobilidade, permitindo avançar na construção de caminhos que beneficiem toda a sociedade”.
A programação abordou temas estratégicos para o setor, entre eles:
- Educação para o trânsito: conscientização, campanhas educativas e ações voltadas aos entornos escolares;
- Segurança viária: redução de mortes e lesões, uso de novas tecnologias de fiscalização e prevenção de acidentes;
- Inovação e mobilidade urbana: digitalização de serviços, integração entre órgãos e municípios e tendências de mobilidade sustentável;
- Aspectos técnicos e regulatórios: debates sobre Renave, processos extrajudiciais e desafios ambientais ligados a veículos inservíveis.



