Diretor de Relações Institucionais da Confederação entregou ao parlamentar convite para o 10º Fórum CNT de Debates e apresentou documento da Coalizão com propostas para uma transição energética justa e eficiente no setor
O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, se reuniu, em Brasília, com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) para entregar o convite oficial para participar da mesa de abertura do 10º Fórum CNT de Debates, que será realizado no dia 23 de outubro. O evento terá como tema central “Caminhos para a Descarbonização dos Transportes”.
O Fórum ocorrerá na sede do Sistema Transporte, em Brasília, e reunirá autoridades públicas, lideranças políticas e especialistas. Entre os palestrantes confirmados, estão a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; e o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, líder do projeto Transporte e a COP30.
>> Para participar, clique aqui e faça a sua inscrição.
Durante o encontro dessa quarta-feira (1º), Valter Souza discutiu com o senador os caminhos para uma descarbonização justa, segura e eficiente, alinhando propostas do setor com o Congresso Nacional. Veneziano foi relator do projeto que deu origem à Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/2024) e preside a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia do Congresso Nacional.
Os debates que serão tratados no 10º Fórum anteciparão discussões de relevância para a COP30, que será realizada em Belém (PA), abordando diversos temas, como a adoção de combustíveis mais limpos, a ampliação do uso de biocombustíveis e investimentos em infraestrutura verde.
Coalização pela Descarbonização dos Transportes
O diretor da CNT também apresentou a Coalizão pela Descarbonização dos Transportes, iniciativa que visa impulsionar a transição energética no setor de transporte e logística no Brasil. Ele entregou o documento da Coalizão, que reúne mais de 50 entidades, incluindo o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), o Grupo Motiva e o Insper.
O estudo apresenta mais de 90 recomendações estratégicas para políticas públicas de redução de emissões de gases de efeito estufa, incluindo modernização da infraestrutura, renovação de frotas e eletrificação correta dos modais, em consonância com as metas climáticas do Brasil para 2050.
A Coalizão funcionará como um espaço permanente de articulação entre governo, setor produtivo e sociedade civil, promovendo a sustentabilidade na logística e na mobilidade nacional, em linha com os compromissos internacionais do país.
Foto: Agência Senado
Por Agência CNT Transporte Atual



