Novos diretores da ANTT, da Antaq e da Anac assumem com prioridades centradas na continuidade das políticas públicas e na excelência regulatória
O Sistema Transporte esteve presente nas cerimônias de posse dos novos dirigentes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), realizadas em Brasília, nos dias 16 e 17 de setembro.
Os eventos inauguram o início de novas gestões em três das principais agências reguladoras do setor e foram marcados por pronunciamentos que enfatizaram a continuidade institucional e o compromisso com a atuação técnica e a modernização da infraestrutura de transporte.
Transportes Terrestres
Na ANTT, tomaram posse Guilherme Theo Sampaio, como diretor-geral, e Alex Antônio de Azevedo Cruz, como diretor. A cerimônia foi prestigiada por autoridades, servidores e representantes do setor regulado, com destaque para o presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), Vander Costa.
Em seu discurso, o novo diretor-geral destacou a importância da valorização das pessoas que constroem a agência e da continuidade do serviço público. “As instituições são maiores que as pessoas, mas são feitas por elas. E as pessoas devem ser cuidadas, valorizadas e reconhecidas”, afirmou.
Sampaio também fez um balanço dos avanços obtidos nos últimos anos, como concessões mais modernas, soluções para contratos estressados, inovações regulatórias e investimentos bilionários em infraestrutura. Para os próximos anos, apontou como pilares de sua gestão a capacitação interna, a sustentabilidade, a digitalização e a valorização da experiência do usuário.
Já o diretor Alex Azevedo compartilhou sua visão de atuação pública, destacando o caráter humano e ético da regulação. “Quando falamos de usuários, falamos de vidas, de histórias, de famílias que depositam confiança no sistema de transporte regulado por esta Agência. Esta responsabilidade não é meramente técnica, é profundamente humana e ética”, afirmou.
O novo diretor também destacou o papel da ANTT como instrumento de integração nacional. “A regulação eficaz não nasce do isolamento, mas da sinergia institucional e do reconhecimento de que somos parte de um sistema maior, voltado ao desenvolvimento nacional”. Em seu discurso, Azevedo fez, ainda, um anúncio importante para o setor ferroviário: a viagem inaugural do primeiro trecho da Transnordestina.
Reconhecimento institucional
Ao parabenizar os novos diretores, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou a importância da Agência para o setor regulado e para o país. “É motivo de muita alegria estar presente nesta cerimônia. A ANTT é reconhecida, hoje, como a melhor agência reguladora do Brasil, pelo trabalho técnico, transparente e comprometido que vem realizando”, afirmou.
O presidente também ressaltou os avanços recentes e a importância da continuidade institucional. “Estamos vivenciando um momento de investimentos expressivos no setor de transporte. Para que a ANTT continue cumprindo seu papel com excelência, é fundamental que tenha autonomia e independência, atravessando diferentes gestões com estabilidade e continuidade. Trata-se de uma agência superavitária, que gera receita e precisa de recursos adequados para seguir entregando resultados concretos ao país”.
Vander Costa acrescentou que a infraestrutura é eixo estratégico para o desenvolvimento nacional. “Só com infraestrutura de transporte é possível promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Cada concessão gera emprego, imposto, investimento e desenvolvimento”, concluiu, desejando sucesso à nova diretoria.
Também estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, representando o ministro Renan Filho; e os diretores da ANTT Felipe Queiroz e Amaral Filho.
Assista à cerimônia na íntegra: Cerimônia de Posse – Diretores Guilherme Theo Sampaio e Alex Azevedo
Transportes Aquaviários
Na Antaq, Frederico Carvalho Dias tomou posse como novo diretor-geral, assumindo o cargo anteriormente ocupado por Eduardo Nery. Seu mandato vai até fevereiro de 2030. A cerimônia contou com a presença do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira.
Em seu discurso, o novo diretor-geral destacou o compromisso com a condução responsável da agência e com o fortalecimento institucional. “Nosso trabalho conjunto será decisivo para a entrega de resultados ao país”, afirmou. Ele ressaltou a importância da escuta ativa, da proximidade com a equipe e da valorização das experiências compartilhadas.
“A missão da Antaq é promover o desenvolvimento sustentável do setor aquaviário, estimular investimentos e contribuir com o Brasil”, disse Carvalho Dias. E enfatizou que sua atuação será pautada pelo diálogo, pela segurança regulatória e pela transparência.
Na ocasião, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, salientou a importância das agências reguladoras. “As agências são fundamentais para garantir segurança jurídica e institucional, com quadros qualificados e atuação técnica voltada ao interesse público”, disse. Costa Filho reconheceu, ainda, os avanços recentes no segmento aquaviário, como a primeira concessão de hidrovias, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá e os investimentos previstos com a nova Lei dos Portos.
Por fim, o ministro defendeu a atuação conjunta entre o Ministério e a Agência. “Nossa missão é fortalecer o protagonismo da Antaq e consolidar seu papel institucional com efetividade e transparência. Precisamos e vamos avançar no setor portuário, que movimenta a economia brasileira e tem papel profundamente estratégico para o país”, concluiu.
Assista à cerimônia na íntegra: Cerimônia de Posse do Diretor-Geral Frederico Dias
Aviação Civil
A agenda de transições nas agências reguladoras do setor de transportes se completou com a cerimônia de posse dos novos dirigentes da Anac. Assumiram os cargos Tiago Faierstein, como diretor-geral; e Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira, como diretores. O evento contou com a presença do ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, além de autoridades do setor aéreo. O Sistema Transporte foi representado por Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT.
Em seus discursos, os novos diretores ressaltaram a importância de práticas de governança, do diálogo constante com a equipe técnica e da previsibilidade regulatória. As falas também destacaram o papel da Anac na promoção de um setor aéreo eficiente, transparente e alinhado às demandas da sociedade.
Já o ministro Costa Filho destacou a importância da aviação como setor estratégico e sensível, que dialoga diretamente com o povo brasileiro. Ele reafirmou que os recursos da agência seguem preservados, garantindo continuidade institucional e apoio à reestruturação do setor. E enfatizou a necessidade de segurança jurídica, diálogo entre instituições e fortalecimento das concessões.
Silvio Costa Filho mencionou, ainda, a redução de mais de 25% no custo do querosene de aviação (QAV) nos últimos três anos, resultado direto de decisões governamentais voltadas à eficiência e à competitividade do setor. Ele defendeu o fortalecimento da aviação regional e da indústria nacional, com destaque para a Embraer, como estratégia para gerar empregos, impulsionar o turismo e ampliar o acesso dos brasileiros ao transporte aéreo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico.
Assista à solenidade pelo canal oficial da Agência no YouTube.
Por Agência CNT Transporte Atual



