O diretor de Infraestrutura da FETRANSUL, Paulo Ziegler, foi um dos painelistas do encontro Série de Debates – Logística no Brasil, realizado na manhã do dia 16 de setembro, em Porto Alegre.
O evento, promovido pelo Valor Econômico e pela Editora Globo, reuniu lideranças e especialistas para discutir os desafios e as perspectivas da infraestrutura de transporte no País, com foco especial no Rio Grande do Sul.
A programação contou com dois painéis principais: Infraestrutura e Desenvolvimento Regional: Desafios do Sul do Brasil e Reconstrução e Resiliência: O Caso do Rio Grande do Sul
Além de Ziegler, participaram do encontro: Maryane da Silva Figueiredo, diretora de Projetos e Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários; Ricardo Portella, coordenador do Conselho de Infraestrutura da FIERGS; Luiz Afonso Senna, professor da UFRGS; Cassio Gonçalves, diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil; e Jorge Bastos, presidente da Infra S.A.
O diretor de Infraestrutura da FETRANSUL destacou: “A iniciativa editorial do Valor Econômico estabeleceu um balanço sobre as ações públicas para a recuperação da infraestrutura logística do RS após as enchentes de 2024. Verifica-se que houve avanços esperados e que ainda estamos em uma fase de transição para um novo patamar, quando estruturas resilientes poderão preservar rodovias, pontes, ferrovias e o sistema hidroviário do Estado.”
Durante sua participação, Jorge Bastos afirmou que a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) deverá ser concluída até 2025, com o objetivo de definir prioridades e necessidades de investimento em infraestrutura no RS. Ele também reforçou a importância de setores estratégicos para a economia nacional, como o agronegócio, a indústria química e o biodiesel, além de defender a promoção da intermodalidade como caminho para aprimorar a logística brasileira.
Em junho deste ano, a FETRANSUL foi anfitriã de uma das edições do Plano Nacional de Logística (PNL), quando apresentou ao Ministério dos Transportes as principais demandas e gargalos do setor no Rio Grande do Sul. O PNL 2050, em construção, foi citado como um instrumento estratégico de Estado, capaz de orientar o desenvolvimento logístico brasileiro de forma sustentável e independente de gestões de governo.
A FETRANSUL trabalha pela busca de soluções que garantam o desenvolvimento e competitividade ao transporte rodoviário de cargas e à logística.




