A FETRANSUL esteve representada pelo presidente Francisco Cardoso na tarde desta segunda-feira (18), durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria de Defesa e Segurança, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Gustavo Victorino, tem como propósito debater, propor e apoiar ações voltadas ao fortalecimento da indústria de defesa no Estado, estimulando políticas públicas, atração de investimentos e a integração entre poder público, iniciativa privada e instituições de pesquisa.
De acordo com o parlamentar, a expectativa é realizar de três a quatro reuniões anuais, que servirão como espaço para a coleta de demandas e formulação de propostas a serem encaminhadas ao poder público. A Frente também pretende alertar as autoridades sobre a importância estratégica da indústria de defesa e segurança, destacando-a como vetor de desenvolvimento econômico e geração de empregos qualificados.
Cardoso destaca a importância da frente parlamentar. “Parabenizo o deputado Gustavo Vitorino pela iniciativa de instalar esta Frente Parlamentar. A indústria de defesa e segurança é estratégica para o país: protege a sociedade, gera empregos de qualidade e impulsiona inovação. Como representante do setor de transporte e logística, destaco que não se trata apenas de infraestrutura segura, mas também do papel fundamental que a logística exerce no funcionamento dessa indústria, seja no abastecimento de insumos, seja no transporte de seus produtos até os destinos estratégicos. Uma cadeia logística eficiente, ágil e segura é parte indissociável do fortalecimento da indústria de defesa e, consequentemente, da soberania nacional. Que esta Frente seja um espaço de união entre o poder público, a indústria e a logística, para transformar segurança em desenvolvimento para o Rio Grande do Sul”, conclui o presidente.
Foto: BRENO BAUER/JC



