Presidente da Fetransul participa do SEST SENAT Summit

A edição 2025 do SEST SENAT Summit foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo, com o tema “Inovação em Movimento: O Transporte na Era Digital”. O encontro anual, promovido pelo Sistema Transporte e voltado a líderes do setor, teve como objetivo discutir o futuro do transporte no Brasil, com foco em inovação, transformação digital e inteligência artificial.

Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, representou a entidade e compartilhou insights do evento: “A inteligência artificial está remodelando setores inteiros, do transporte à engenharia, e pode gerar ganhos de eficiência sem precedentes. Especialistas como Jonathan Brill e Sandor Caetano, palestrantes do encontro, ressaltaram que o maior desafio não é tecnológico, mas cultural e estratégico. É preciso direcionar a IA com propósito claro, foco em resultados e preparação das equipes para essa nova era”, destacou Cardoso.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, acompanhado dos diretores do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). Também participaram do momento inicial o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende; o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; e a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa.

Vander Costa ressaltou que o evento é um momento de conexão, troca de informações e provocações com o objetivo de compartilhar experiências, fomentar a inovação e debater a digitalização, um fenômeno que, como destacou, já é parte do presente, e não apenas do futuro.

“A realidade está mudando rapidamente. Aqui, queremos refletir sobre o que acontecerá nos próximos cinco ou dez anos. Não é só uma questão econômica, mas também cultural, ligada a costumes e hábitos. Precisamos discutir o uso das tecnologias, que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. Por isso, é fundamental distinguir o que realmente contribui para o desenvolvimento social e empresarial.”

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, fez um breve histórico das edições anteriores do evento, destacando que a curadoria foi construída coletivamente, a partir do feedback dos participantes. “Nosso objetivo é criar uma rede de relacionamento forte, um networking de alta qualidade. Não existe empresa forte em um setor fraco. Este evento é um investimento para fortalecer e desenvolver as empresas de vocês.”

A representatividade do público e o potencial de aprendizado entre diferentes segmentos foram ressaltados pelo diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira. “Hoje contamos com representantes de todos os modais, o que nos permite entender as diversas formas pelas quais a transformação digital impacta o setor de transporte.”

Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn