Foz do Iguaçu foi sede da 1ª edição do CONET&Intersindical de 2025, que aconteceu nos dias 6 e 7 de fevereiro. O evento, realizado pela NTC&Logística com apoio da Fetranspar, entidade anfitriã, contou com uma programação de reuniões e painéis que discutiram os custos operacionais das empresas de transporte, bem como temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.
Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, participou do evento acompanhado do vice-presidente da Fetransul e presidente do Setnoroeste, Glademir Zanete, de Moisés Santos, presidente do Sindicar, e de Andressa Scapini, superintendente de Relações do Trabalho do Setcergs.
O evento teve destaque para a divulgação do Índice de Variação do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte) e da Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas 2024. Entre os painéis, foram abordados os seguintes temas: Reforma Tributária e Reoneração da Folha de Pagamento; ADI 5322 e as Negociações Coletivas; ESG – Foco Social e Governança; Dificuldades na Contratação de Mão de Obra Qualificada; O Futuro do Transporte de Cargas; Assuntos Trabalhistas e Sindicais, entre outros.
A 2ª edição do CONET&Intersindical 2025 será realizada em Bento Gonçalves nos dias 21 e 22 de agosto. Em 2024, o evento, que seria realizado em Bento Gonçalves, foi transferido para a cidade de Itapema/SC devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho e aos danos causados pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul.
A Fetransul será a entidade anfitriã e trabalhará em conjunto com a NTC para receber transportadores e parceiros. “Nossa Federação e sindicatos filiados estarão empenhados para que a 2ª edição do CONET seja mais um grande evento que contribuirá com informações de relevância para o setor de transportes. Parabenizo o presidente da NTC, Eduardo Rebuzzi, pelo excelente evento e trabalho em prol das empresas de transporte”, destaca Cardoso.


