Webinar debate aspectos legais das relações de trabalho

agosto 13, 2020 0 Por Site Fetransul

A pandemia do novo coronavírus afetou as relações de trabalho de forma significativa e em grande velocidade. Alterações legais buscaram adequar o contexto regulatório às necessidades que surgiram a partir da crise de saúde e da crise econômica, a fim de manter emprego e renda e auxiliar as empresas a atravessarem a turbulência. Os efeitos dessas mudanças devem se prolongar. Compreendê-las e adaptar-se a elas é o desafio para organizações de todos os portes, seus gestores e colaboradores. Por isso, o ITL (Instituto de Transporte e Logística) promoveu, nesta quarta-feira (12), o webinar “Aspectos legais das relações de trabalho no pós-pandemia”. O debate, transmitido pelo canal da CNT (Confederação Nacional do Transporte) no YouTube, reuniu o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes; o juiz do trabalho Fabrício Lima; o advogado trabalhista Daniel Magalhães; e o presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul), Afrânio Kieling.

Conforme o diretor-executivo do ITL, João Victor Mentes, “o objetivo do ITL ao promover o webinar é levar mais informação e esclarecimento, a fim de contribuir para a gestão de riscos e evitar litígios trabalhistas, além de suscitar questões que merecerão atenção dos gestores do transporte nos próximos meses”.

Na avaliação do juiz do trabalho, a gestão de riscos sob o viés trabalhista, no atual momento, é complexa. “As medidas adotadas pelo governo federal foram no sentido de estimular emprego e renda e evitar dispensa. Algumas questões ficarão mais complexas em relação às garantias de emprego, pois as medidas foram criadas na esperança de que a crise fosse superada com certa rapidez, que é algo que, infelizmente, a gente não está vendo. São temas que têm controvérsias e riscos de interpretação”, diz Fabrício Lima. “É um momento de angústia para todos, seja do lado empresarial, seja do lado dos trabalhadores. A gente precisa encontrar soluções.”

Para Daniel Magalhães, o momento requer negociação. “Empresários estão perdendo, empregados estão perdendo, o Estado está perdendo. É momento de atuar com muita transparência e boa fé. É momento de alinhamento entre empresários e empregados. Momento de muita negociação, como nunca se viu antes, momento de chamar os sindicatos para que compreendam os desafios pelos quais as empresas estão passando”, aconselha.  

Na avaliação do presidente da Fetransul, o webinar contribuiu para tornar mais compreensíveis aspectos que geravam dúvida e insegurança. Ele destaca que as empresas enfrentam dificuldades e que novos desafios surgirão. “O empresário do transporte sempre foi muito criativo. Agora precisamos ser ainda mais. Mas também precisamos saber o que fazer agora e como preparar-nos para essa nova era nas relações de trabalho. Isso é muito importante”, finalizou Afrânio Kieling. 

Clique aqui para assistir à gravação do webinar

Fonte: ITL