Vamos passar por uma revolução na infraestrutura, diz Tarcísio Freitas
outubro 22, 2019À frente de uma das pastas consideradas por investidores e empresários como uma das mais importantes do governo, que é o Ministério da Infraestrutura, o mestre em engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em entrevista exclusiva ao R7, que deve entregar, em 3 anos e meio, uma “verdadeira revolução na infraestrutura do país”.
“Vou entregar daqui a três anos e meio uma estrutura de altíssima qualidade, muito melhor do que a que temos hoje, e isso vai melhorar a percepção do Brasil perante o investimento no interior e, com certeza, vamos atuar na redução dos custos”, explica Tarcísio.
O ministro, que vem recebendo elogios de especialistas e investidores do setor, pretende como meta para este “processo de revolução” fazer um “reequilíbrio da matriz de transportes”.
Nesta missão, segundo Tarcísio, a ideia é retomar investimentos no sistema marítimo-portuário, que deve entrar numa intensa agenda de concessões, retomando e redesenhando os projetos de ferrovias no país e, intensificando os investimentos e diálogos do governo para melhorar a estrutura aeroportuária, sem deixar de lado os milhares de quilômetros de rodovias do país, em que “ao menos 16 mil km devem ser concedidos pelo governo”.
Durante a apresentação de uma nova aeronave da Embraer, no aeroporto internacional de Brasília, Tarcísio de Freitas conversou com o R7 e detalhou um pouco os planos do governo nesta missão de melhorar a infraestrutura do país.
O que deve sair em curto
prazo no modal ferroviário, para transformar esta matriz de transportes?
Tarcísio de
Freitas – Em
ferrovias, já tivemos a assinatura do contrato da Ferrovia Norte-Sul em julho,
que deverá estar com toda operação em um ano e meio, com investimentos da
ordem de R$ 3 bilhões. Também teremos a ligação de Santos (SP) para Itaqui
(RS), além da duplicação da capacidade da malha paulista, que é um importante
vetor deste modal. Será um número considerável de investimentos, da ordem de ao
menos R$ 30 bilhões, que devem fazer as ferrovias dobrarem sua
participação na matriz de transportes.
O governo também tem planos
para ampliar a cabotagem [transporte marítimo entre portos]. Qual a perspectiva
do setor?
Este é um modal que deve crescer com taxas vigorosas no país e é um programa de
investimentos novo do governo. Serão muitos investimentos no setor portuário,
com novos terminais privados e a desestatização dos terminais existentes, com o
controle das atuais Companhias de Docas para a Administração Privada, com uma
perspectiva de ampliar consideravelmente e tornar viável a logística de
transporte marítimo.
E
nas rodovias, que são hoje a maior fatia da matriz? Quais os planos?
Nós temos dois grandes alvos, que são aquelas rodovias que ligam e atendem
o agronegócio e a indústria, e as rodovias que ligam cidades importantes do
Brasil. Então temos investimentos previstos em rodovias importantes para os
negócios como a BR-163 no Pará, a BR-364 em Rondônia, e a BR-153 que liga Goiás
a Tocantins. Mas também vamos acelerar rodovias que interligam cidades, como a
nova Dutra, que vai ser relicitada já no ano que vem.
No caso da Dutra, como está
o processo? O atual contrato de concessão da rodovia vence em 2021?
Este modelo favorece a transição e já está pronto, recebi o texto esta semana,
e agora vamos fechar os últimos detalhes para colocar a consulta pública na
praça e [a licitação] em andamento.
E,
por fim, o que devemos esperar no setor de aviação?
Nós vamos dedicar muito investimento na aviação regional e focar em mais
desburocratização e mais desregulamentação. Então a gente vai reduzir a carga
regulatória do setor. E vamos atuar para diminuir também o preço dos
combustíveis, continuar assinando acordos de céus abertos e investindo muito
nos equipamentos de aviação regional, para permitir chegar a mais
cidades do interior e levar o serviço aéreo para cada vez mais cidadãos do
Brasil.
Fonte: R7