Sede do SETCERGS completa 50 anos

julho 29, 2021 0 Por Site Fetransul

Prédio da avenida São Pedro faz parte da história do transportador rodoviário de cargas

O período entre o final dos anos 60 e início dos 70 foi turbulento para os transportadores rodoviários de cargas. Buscava-se a regulamentação do setor, com projetos apresentados ao Ministério dos Transportes. A lei da balança limitava o peso dos veículos em 10 toneladas por eixo, enquanto os empresários reivindicavam 15 toneladas, como era feito na Europa. O transporte de combustíveis enfrentava dificuldades, com distribuidoras multinacionais entrando no mercado e tomando para si as melhores linhas. E amargava fretes com valores inferiores aos custos.

Enquanto isso, o Brasil investia na pavimentação de estradas e os transportadores acompanhavam com interesse a construção da BR 101. Foi essa época de lutas intensas – mas também de grandes realizações – que inspirou o desejo de construir uma sede própria para o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul.

A compra do terreno da avenida São Pedro, em Porto Alegre, aconteceu em 1966. De imediato, se formou uma comissão para a construção. O então presidente do SETCERGS, Arnoldo Waclawovsky, foi o coordenador da obra, que teve projeto do arquiteto Vicente Marsiglia Filho.

Anos se passaram antes da finalização. Seu Arno, como era conhecido o presidente, relatou que o terreno era muito ruim de trabalhar pois, no local, antigamente existia um banhado. Os recursos vieram de reservas de caixa, de contribuições sindicais e, no final, foi necessário recorrer a empréstimos concedidos pelas empresas associadas. Em nenhum momento se buscou recursos nos bancos.

Seu Arno visitava o prédio de duas a três vezes por dia. Os transportadores gaúchos estavam construindo a maior e melhor sede de entidade da categoria da época em todo o Brasil, com materiais trazidos de São Paulo especialmente para isso.

A sede foi inaugurada em julho de 1971, em cerimônia que contou com a presença do governador do Estado, Coronel Euclides Triches, do prefeito de Porto Alegre, Telmo Thompson Flores, e do arcebispo de Porto Alegre, Vicente Scherer.

Com a nova sede, se intensificaram as atividades do SETCERGS. Nos anos seguintes aconteceram reformulações administrativas; a criação de comissões para temas específicos como finanças e tarifas; projetos para atrair associados para a entidade; e estudos para a implantação de um terminal rodoviário para empresas de transportes no Porto Seco.

Vendo a necessidade de manter os associados informados sobre tantas atividades, foi nessa época que o sindicato criou um jornal chamado Transnotícias, precursor da revista SETCERGS. A nova sede também passou a abrigar a promoção de cursos voltados para as necessidades dos transportadores, como atualizações sobre leis e aperfeiçoamento de profissionais. E permitiu a realização de ainda mais reuniões com políticos e autoridades para tratar de assuntos do interesse do setor.

Aos 50 anos de existência, o prédio da avenida São Pedro já passou por reformas e ampliações, mas não perdeu sua principal qualidade: ser a sede sólida de um dos setores mais importantes da sociedade. Nele, os transportadores rodoviários de cargas construíram muitas histórias – e vão continuar traçando novos caminhos pelas décadas que virão.

Com informações do livro “…Até o último rincão: a história do transporte rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul”, de Ricardo Russo e Paulo Ziegler.

Fonte: SETCERGS