Presidente do Sistema FETRANSUL coordena reunião com deputado federal Jerônimo Goergen para tratar do DT-e

março 2, 2021 0 Por Site Fetransul

Através de vídeo conferência, na tarde do dia 01 de março de 2021, coordenada pelo presidente da Fetransul, Afrânio Kieling, lideranças nacionais do setor, debateram sobre o Projeto de Lei nº 6093, que dispõe sobre a instituição do documento único de transporte -DT-e , de autoria do deputado Jerônimo Goergen. Também participaram da reunião os presidentes da FETRANSCARGA (RJ) e da Seção II – do Transporte Rodoviário de Cargas da CNT, Eduardo Rebuzzi, da FETSESP, Carlos Panzan, o vice-presidente da FETRANSUL e presidente da ABTI, Francisco Cardoso, além de Marcelo Dinon, diretor do SETCERGS, Raquel Caleffi , assessora Jurídica da Fetransul e Gladys Vinci , diretora executiva da ABTI.

Entre as principais questões do projeto que preocupam o setor, está a falta de perspectiva de que este novo documento será realmente único, eliminando assim vários existentes atualmente. O receio é que pode se  tornar mais um a ser feito pelas transportadoras, aumentando assim a burocracia. Outra preocupação externada na reunião é que o Projeto prevê que o documento somente poderia ser gerado por instituições integrantes do sistema financeiro nacional, instituidoras de arranjos de pagamento ou instituições de pagamento, o que certamente implicaria num custo adicional às empresas, além de aumentar a burocracia.

O deputado Goergen afirmou que a essência do DT-e  é simplificar as coisas, reduzindo o número de documentos, o que interessa às empresas, autônomos, bem como ao governo.  Salientou que estas e outras questões já foram tratadas em reunião com a CNT e está sendo elaborado outro texto aprimorando o projeto e corrigindo estes pontos.

Ao término do encontro o Goergen, se comprometeu a enviar ao presidente da Fetransul o novo texto, ficando claro que o projeto somente seguirá adiante com a participação e atendimento às demandas do setor. O deputado acrescentou que ainda em março articulará outra videoconferência para discutir o novo texto do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSUL