Fórum Nacional do Setor Logístico e Portuário acontece dias 8 e 9 de outubro em Brasília

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas fará a palestra de abertura do Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário – Santos Export, no dia 8 de outubro, às 19h15, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. 17ª Edição do Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário – Santos Export, programada para os dias 8 e 9 de outubro no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, com organização da UNA Marketing de Eventos.

Entre as autoridades confirmadas estão Diogo Piloni e Silva, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura; Mário Povia, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquáviários (Antaq); Mario Rodrigues Jr., Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e especialistas nacionais e internacionais nos temas dos debates. Integrantes do Comitê Orientador do Evento, formado por especialistas nos setores de portos, logística e multimodalidade participarão em todos os painéis. A importância do Agronegócio, Gestão e Inovação no setor de Transporte, Regulação na logística de comércio, Intermodalidade e logística e os novos modelos portuários são temas das mesas nos dois dias do evento.

Atualidade

Integrado ao Ministério da Infraestrutura o setor busca consolidar a sua identidade, na escolha entre o modelo de porto privado ou de porto sob controle público. A questão passa pela revisão urgente da legislação portuária, com um marco regulatório eficiente.

As recentes decisões de implantar nos portos gestões técnicas de Autoridades Portuárias que incentivem novas licitações, ampliando a participação da iniciativa privada apontam para um caminho que exige ampla reflexão e estudos aprofundados.

O cenário também requer maior investimento para a eficiência dos acessos aos portos, em todos os modais, eliminando as conhecidas barreiras que tanto travam o comércio exterior brasileiro.

Dentro desses parâmetros, painéis com a participação de autoridades federais, dirigentes de entidades públicas e privadas de todos os setores ligados aos portos, à logística e à economia vão permitir melhor entendimento aos participantes do que se espera para o presente e o futuro do sistema.

Fonte: NTC

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo