FETRANSUL defende Sistema “S” em evento na Fecomércio

dezembro 6, 2019 0 Por Site Fetransul

A Fecomércio promoveu hoje pela manhã (6/12) uma palestra do secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Leal. O evento contou com a participação do  deputado federal Jerônimo Goergen, autor da Lei 13874/2019 – LIBERDADE ECONÔMICA. A Fetransul esteve representada por seu diretor executivo, Gilberto Rodrigues e pela assessora jurídica, Raquel Caleffi.

Leal apontou que principal linha de atuação do governo está sendo a desburocratização da iniciativa privada, de modo a estimular o empreendedorismo, reduzindo o volume de autorizações, alvarás e normas trabalhistas.  A ideia do governo é facilitar a vida de quem empreende, hoje sufocada por uma burocracia sem sentido, que gera atraso ao país, sobretudo estimulando a eficiência  e a qualificação profissional.

O diretor da Fetransul manifestou a importância do sistema “S” , que é referência em qualificação profissional, e está  totalmente alinhado com esta visão de governo, de que é preciso qualificar nossa mão-de-obra para melhorar nossa produtividade. Rodrigues salientou que os cursos disponibilizados são excelentes e que vê a necessidade de integrar o sistema “S” nas políticas de desenvolvimento educacional em nosso país.  A assessora jurídica da Fetransul afirmou ser necessário rever os critérios da base de cálculo para a contratação de menor aprendiz no setor de transporte. Outro tema levantado pela advogada diz respeito ao entendimento do judiciário que considera a existência de periculosidade aos motoristas de caminhões que possuem tanques de combustíveis com capacidade superior a 200 litros, mesmo aqueles que vem de fábrica. Segundo o secretário, estas duas questões fazem sentido e precisam de análise para encontra-se soluções, que necessariamente virão com a ajuda e participação da sociedade. Finalizou colocando-se à disposição para tratar destes assuntos imediatamente