Distanciamento social controlado no RS entra em vigor, por decreto, a partir de hoje

maio 11, 2020 0 Por Site Fetransul

Uso de máscara passa a ser obrigatório. Estado foi dividido em bandeiras que representam diferentes níveis de risco. Transportadoras gaúchas enviaram sugestões para garantir a saúde e a segurança no setor

Já está valendo o distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. O Decreto 55.240, criado para prevenir e enfrentar a pandemia do novo coronavírus, foi publicado no Diário Oficial do Estado e entrou em vigor nesta segunda-feira (11). Entre as novas regras, fica determinado, em todo território gaúcho, o uso obrigatório de máscara de proteção facial em recinto coletivo, fechado ou aberto, privado ou público e nos meios de transporte. Inclusive nas ruas.

O Estado foi dividido em 20 regiões (veja aqui a divisão). Cada uma foi e seguirá sendo avaliada por meio de 11 indicadores consolidados, em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:

• propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);
• capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

Cada região foi e seguirá sendo classificada com uma cor de bandeira: amarela (risco médio/baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) e preta (risco altíssimo). O novo modelo será revisado semanalmente. Toda sexta-feira, o governo vai sempre consolidar e avaliar os números de casos e óbitos e a capacidade dos hospitais; no sábado, vai decidir se muda a cor da bandeira nas regiões e, se mudar, a nova cor passa a valer a partir da segunda-feira.

Na semana entre 11 e 17 de maio, nenhuma região está classificada com a bandeira preta. A região de Lajeado é a única com risco alto (bandeira vermelha). Porto Alegre ficou com a bandeira laranja.

O monitoramento das diferentes regiões pode ser acessado em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

TRC foi um dos setores econômicos e produtivos ouvidos pelo governo

O governador Eduardo Leite recebeu sugestões de diversos setores da economia gaúcha para retomarem ou ampliarem as atividades com segurança. A FETRANSUL, após ouvir seus 13 sindicatos filiados e os empresários do segmento de transporte rodoviário de cargas e logística do Estado, encaminhou as considerações no dia 2 de maio. São 12 setores da economia, que abrangem mais de cem atividades. Para cada uma delas, as entidades que fazem parte do Gabinete de Crise do governo gaúcho enviaram as sugestões para cada cor de bandeira. A FETRANSUL foi uma delas. O objetivo é garantir a saúde e a segurança de colaboradores, clientes, fornecedores e todos envolvidos na cadeia.

Protocolos

Estabelecimentos que abrem ao público terão que se adequar em uma série de protocolos, entre obrigatórios e recomendados. A máscara facial, por exemplo, deve ser exigida de clientes e usuários. O distanciamento mínimo obrigatório entre as pessoas ficou em 2 metros sem equipamento de proteção individual (EPI) e 1 metro com EPI. Deve-se priorizar a modalidade de trabalho remoto (teletrabalho) para todos os trabalhadores que assim possam realizar suas atribuições sem prejuízo às atividades. Além disso, deve-se definir um número máximo de pessoas (trabalhadores, clientes, usuários) no mesmo espaço físico.

Leia o decreto completo AQUI.

Fonte: Governo do RS e Assessoria de Imprensa da FETRANSUL