CONET REÚNE MAIS DE 300 TRANSPORTADORAS DE CARGA EM CURITIBA

fevereiro 6, 2020 0 Por Site Fetransul

Por Vanessa Felippe

Debater os assuntos mais relevantes do cenário nacional para o setor de transporte de cargas e logística. Este é o principal objetivo do CONET&Intersindical 2020. O CONET – Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado – reúne empresários de todo país nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Curitiba, no Paraná.

O presidente da FETRANSUL, Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS, Afrânio Kieling, destacou a oportunidade de integração: “É uma honra para nós do Rio Grande do Sul estar aqui. O CONET discute muitos assuntos nacionais da atualidade, então é importante que nós, gaúchos, estejamos aqui para nós integrar ao resto do Brasil”.

O presidente do SETCERGS, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do RS, João Jorge Couto da Silva também destacou a necessidade de unir o setor: “Estamos aqui, junto com a Fetransul, porque entendemos que os assuntos nacionais afetam o estado. As informações que pegarmos aqui vamos repassar aos associados para melhorar cada vez mais o transporte de cargas gaúcho. E considero fundamental a presença da ComJovem para pensar no futuro do setor”. Na mesma linha, o coordenador da ComJovem Porto Alegre e diretor do SETCERGS, Marcus Vinicius Couto da Silva, falou da importância de estar presente: “É o CONET com o maior número de inscritos, então, para nós é fundamental estar aqui e colaborar . É depois levar para o nosso núcleo de Porto Alegre todo o aspecto legal e de inovação tecnológica”.

O encontro, que ocorre duas vezes por ano, é realizado pela NTC&Logística -Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística. Um dos destaques são as questões de custo e mercado do Transporte Rodoviário de Cargas. O foco das palestras e pesquisas apresentadas é ajudar as empresas e os trabalhadores no aperfeiçoamento dos serviços, tornando a atividade mais competitiva e qualificada.

No primeiro dia, uma das palestras que mais levantaram questionamentos foi sobre a nova tabela do piso mínimo do frete, com o engenheiro Lauro Valdívia.  Está em vigor a nova resolução da ANTT, a Associação Nacional de Transportes Terrestres: a resolução 5867, de 16 de janeiro de 2020. O assunto ainda divide o setor e está no Supremo Tribunal Federal, que vai decidir se a tabela é ou não constitucuonal. O julgamento está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro.

O presidente da CNT, Confederação Nacional dos Transportes, Vander Costa, disse que o setor precisa de um parecer definitivo. “Vamos respeitar a decisão do STF, mas queremos que isso se resolva logo. Vou pedir uma audiência para que haja uma resposta, que haja um posicionamento. Não podemos ficar neste impasse de pagar ou não pagar. Nosso setor faz 90% do transporte de carga e precisa de segurança jurídica”, afirmou.