1º Workshop Fetransul-Sinditransportes destaca plano de aumento de impostos e necessidade de estabilidade política para o Brasil crescer

setembro 16, 2019 0 Por Site Fetransul

A fronteira Rivera/Santana de Livramento sediou a realização do 1º Workshop Fetransul-Sinditransportes nos dia 13 e 14 de setembro. O evento contou com a presença de presidentes e diretores de Sindicatos do Sistema Fetransul e empresários da cidade.

No dia 13 os temas abordados foram a Terceirização no TRC, apresentado pelos advogados Ronaldo Vanin e Josana Rivoli, a Nova tabela de custos e o frete mínimo, mediante abordagem do engenheiro Lauro Valdívia, e Empreendedorismo Digital, por apresentação de Thais Bandeira, Marcus Couto e Silva e Gustavo Bernardi, membros do Comjovem RS.

Os trabalhos do primeiro dia encerraram com uma apresentação do advogado Fábio Raimundi, que versou sobre a Reforma Tributária, Segundo ele o modelo tributário do Brasil é obsoleto. Ele apresentou as propostas em vias de discussão no Congresso Nacional. O advogado alerta que o plano do governo é de elevar a arrecadação de impostos, porém, como sempre, sem reduzir seus custos. Raimudi prevê que o setor de transporte vai pagar mais impostos.   

As palestras do dia 14 foram abertas por Paulo Caleffi, que fez uma análise do Cenário Econômico Brasileiro. Segundo ele, a estabilidade política é condição essencial para o crescimento econômico. Caleffi interpreta que a grande presença de militares em postos chave do governo equivale a um regime militar democraticamente eleito.

Nauber Nascimento, superintendente de Fiscalização da ANTT, apresentou o trabalho de sua área. Segundo ele, a Agência confere estabilidade ao mercado de transporte e atua com uma fiscalização transparente aos usuários.

Alexia Meurer, diretora do Sest Senat de Uruguaiana apresentou os números nacionais do Sistema S do Transporte, bem como versou sobre os projetos de ampliação dos serviços no RS.

O evento prosseguiu com a palestra do presidente da ABTI, Francisco Cardoso, que versou sobre inovação e os avanços do transporte internacional. Cardoso destacou os esforços do setor na busca da simplificação aduaneira, em particular através da Certificação OEA, através da qual as empresas podem operar com mais agilidade e segurança.

O Workshop teve seu encerramento com um coquetel no Hotel Casino Rivera, que sediou o evento. Afrânio Kieling, presidente da Fetransul, destacou a importância dos temas discutidos durante o encontro, assim como destacou os palestrantes convidados. Segundo ele, a Federação deverá realizar reuniões como esta em outras bases sindicais do RS, de maneira itinerante.